Os notícias do mundo hoje Diaries




1 amigo me contava uma anedota amplamente sugestiva para os temerosos do excesso por juventude de Gabriel Boric.
Diante de um problema de difícil solução, ele sugeria 1 encaminhamento, do Genero “jesuítico”, de modo a resolver este impasse.

Escute primeiro ESTES Ainda mais jovens, utilizando sensibilidade para este social. Avalie utilizando profundidade as suas ofertas, como solucionariam este problema. Eles têm a vida através frente, força de modo a mudar as coisas de lugar e sonhos (projetos) para a construçãeste de um mundo melhor.

Em seguida escute ESTES bem velhos, os sábios, aqueles utilizando longa experiência de vida, habituados a olhar a morte logo ali, do frente. ESTES corajosos provavelmente erraram, acertaram, assumiram as responsabilidades e as consequências Destes seus atos. Com certeza viveram experiências espinhosas, difíceis do esquecer e por aprendizado sugestivo. Os velhos, conhecem a estrada, o quanto é dolorosa e difícil a mudança, saiba como são modestas e transitórias às vitórias. Ao percorrer a estrada da vida descobriram a medida, este sabor e a dimensãeste do fluxo tempo. Dentre os muitos velhos ESTES Ainda mais talentosos conselheiros são os Muito mais independentes, protagonistas por sua própria própria história, certos quitaram AS SUAS promissórias, outros nãeste. Ambos, por erros e acertos, sabem avaliar as circunstâncias e sugerir boas soluções para os impasses.

Ambos, jovens e velhos, merecem ser ouvidos usando atenção quando se pretende encontrar a solução de modo a 1 desafio, seja ele pessoal, nacional, ou, internacional. Observem em detalhe as sugestões desses humanos. Fiquem atentos quais seriam as propostas apontadas por ambos, jovens e velhos, para solucionar este problema.

Finalizando a sugestãeste, A respeito de interlocutores, convém alertar sobre ESTES perigos Destes humanos do meia idade, nem bastante jovens, nem demasiado velhos: – Escute as considerações destes seres do meia idade e pondere usando cuidado. Em global tendem a defender, prioritariamente, a estabilidade e seus interesses pessoais, familiares, empresariais e políticos. Atenção, mesmo usando ESTES amigos próximos, no cotidiano ou na vida política.

Construir um mundo melhor é projeto, desejo e ambição por Gabriel Boric, jovem por 35 anos, eleito presidente do Chile. Participou por movimentos estudantis, conhece a problemática da imigraçãeste utilizando base em experiências familiares e dispõe por uma óptima calibragem entre a razãeste e a emoçãeste, graças a experiências pelo legislativo (duas legislaturas).

Gabriel Boric faz Parcela Destes grupos dos jovens usando projeto e vontade do construir um novo mundo, uma nova estfoitica, atento às mudanças Destes papeis masculino e femininos, isento retrocessos. Ele representa uma geração distante das marcas comportamentais dos anos 60 e 70, época em de que se conjugava virilidade, força e revolução. Naquela época era impossível amar um “covarde”, receita usando trágicos resultados. Muitos dos bons e corajosos jovens se foram, assassinados bárbara e injustamente.

As palavras e metáforas do discurso por Gabriel Boric indicam 1 moderno tempo.

+ Ainda mais

“Juntos somos a unidade, juntos somos a esperança, juntos somos Muito mais”
Ele fala em “mãos abertas” (generosidade), “Colossal família, inclusiva” (amplamente diferente de família nuclear, respeitando várias modalidades de família), propõe “caminhar passo a passo” (prudência), acolher as diferenças. Ele valoriza um crescimento econômico desprovido desigualdade, e com pés de barro, defende a ciência, a educação e a cultura e, nomeia os povos originários, lembrando serem eles ESTES “habitantes originários do 1 lugar chamado Chile”. Tua narrativa sugere equilíbrio, virtude aristoté especialmentelica.

Comparem o seu discurso de posse com o de outros presidentes nacionalistas, autoritários e desumanizados. Presidentes incapazes do ver e respeitar as diferenças Destes usos e costumes Destes habitantes do 1 precisamente território. Pelo discurso de posse Boric vê os homens, o ambiente, um “Chile verde”, relacionando este país e este meio ambiente. É tema igualmente a valorização do um novo contrato social, a ser discutido na Assembleia Constituinte, com destaque para a participaçãeste Destes povos originários e dos chilenos discordantes, demonstrando a disposiçãeste em construir pontes, usando responsabilidade e justiça social. Prudência é virtude aristotélica.

Boric manifesta consciência Acerca ESTES silenciamentos, de gênero e por cultura (entre outros), declara-se contrário à sociedade patriarcal, a ética darwinista e desumanizante e a destruição do meio ambiente. Utilizando relação ao planeta menciona a jovem Greta Thunberg e a jovem ativista chilena Julieta Martinez, ligada ao grupo Tremendas, (conjunto do adolescentes agrupadas em torno de uma plataforma colaborativa voltada de modo a ações de impacto social, meio ambiente, sustentabilidade DE cidades e dos ecossistemas, inclusãeste e gênero).

Gabriel Boric não está afinado usando os antigos modelos políticos. É, de fato, jovem. Seu discurso, palavras e metáforas escolhidas, expressam a sintonia por um moderno homem, típico do sfoiculo 21. As palavras, aparentemente antigas, como justiça, humildade e responsabilidade social interagem utilizando a conjuntura atual, servem como uma espé especialmentecie do antídoto notícias do mundo 2022 hoje poderoso neste momento por crise e risco DE democracias.

Talvez o remé especialmentedio para as democracias envolva uma nova MANEIRA de se apropriar do aristotelismo por meio por virtudes, da ética, mobilizadoras do palavras como justiça, dignidade e humildade, citadas por ele. Virtudes fruto da razãeste, da habilidade humana em reconhecer, analisar e enfrentar este erro, a falha, a imperfeiçãeste praticada. Virtudes esquecidas, empalidecidas pela retórica publicitária, narcisista e Automóvel valorativa, típicas das novas mítempo sociais. Justiça exige reflexão e uso da razãeste, envolve conhecimentos sobre este bem, as finalidades e a felicidade. Palavras sugestivas adequadas à reflexão em momentos por crise.

Por quê?

A justiça, tema central em todo o discurso, é virtude capaz vencer a raiva e este ódio, produto em elevada no Comércio. Explico melhor. A virtude na prática da justiça não suprime as faltas, ESTES erros, não permite encobrir, em nome por interesses de pessoais, empresariais ou políticos as diversas ordens crimes e desigualdades geradores do ódio. Se falamos em justiça supomos ser ela necessária por existir entre ESTES humanos este crime, este erro e a violência. A justiça requer autopsia aprofundada dos motivos germinadores da irracionalidade e do negacionismo. Realizar justiça exige o uso da razão de modo a desenterrar verdades da ESTILO correta, reparar erros, enxergar as violências, enunciadas e silenciadas, combater as desigualdades, procedimentos necessários para a vida em sociedade. A justiça é corretiva, retificadora, e, ao mesmo tempo, exigente utilizando aqueles de que a praticam. Sugere a autocrítica constante, procedimento bastante utilizado pelo passado e esquecido pelo presente.

Quando se vê e nomeia as populações do continente americano tais como povos originários, quando se fala em trabalho descente, dignidade, direito à moradia, à educação, ESTES enunciados sugerem a palavra Justiça. Quando se propõe caminhar “passo a passo”, “respeitar às organizações sociais”, conciliar e “governar de modo a todos”, a pretensão é construir um tecido político onde 1 fio é a força dos jovens e o outro fio é a prudência Destes velhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *